App que facilita acionamento da GCM em caso de violência começa a funcionar em São Roque
09/11/2025
(Foto: Reprodução) App que facilita acionamento da GCM em caso de violência passa a funcionar em São Roque
A cidade de São Roque (SP) conta agora com uma nova ferramenta para reforçar a segurança e agilizar o atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM). O aplicativo está disponível em três versões: SOS Mulher, SOS Comércio e SOS Rural, e permite o envio de alertas diretamente à central da corporação com apenas um toque no celular.
O sistema foi criado para agilizar o acionamento das forças de segurança em situações de emergência. Ao pressionar o botão de alerta, o aplicativo emite um sinal sonoro na central da Guarda Civil Municipal, e o atendente envia uma equipe até o local. O recurso também permite conversa por texto entre o morador e a GCM, além de registrar, por áudio, a movimentação durante a ocorrência.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
"Assim que aciona o botão, o ambiente e o que está acontecendo em volta é gravado por 30 segundos, facilitando a identificação do comércio ou da residência em caso de violência doméstica", conta Diego Roque, Comandante GCM de São Roque.
As três versões do aplicativo foram desenvolvidas para atender públicos diferentes e situações específicas. Entenda mais sobre cada aplicativo:
SOS Mulher: voltado a mulheres com medidas protetivas, oferece um canal rápido e direto para acionar a GCM em casos de risco de violência doméstica;
SOS Comércio: criado para comerciantes locais, permite que donos e funcionários de estabelecimentos enviem alertas imediatos em situações de assalto, ameaça ou perturbação;
SOS Rural: amplia a cobertura de segurança para moradores e produtores das áreas rurais, garantindo resposta mais ágil em casos de invasões, furtos ou ocorrências em propriedades afastadas.
Para utilizar o aplicativo, o usuário deve baixar a ferramenta e realizar um cadastro, que precisa ser validado pela Guarda Civil Municipal. O processo é necessário para garantir o uso correto do sistema e evitar acionamentos indevidos.
No caso do SOS Mulher, o aplicativo é disponibilizado exclusivamente para mulheres que possuem medidas protetivas. A GCM é responsável por verificar essa condição antes de liberar o acesso à plataforma.
App que facilita acionamento da GCM em caso de violência começa a funcionar em São Roque
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM